Notícias

Entenda o que é uma startup unicórnio

Você provavelmente já sabe o que é uma startup, um tipo de empresa em fase inicial de suas atividades e que possui características inovadoras. Sua busca é pelo desenvolvimento de um modelo de negócio escalável e para isso ela precisa de recursos. Boas startups apresentam projetos interessantes e só precisam de um auxílio financeiro para potencializar sua presença diante do mercado consumidor. Entretanto, existem tipos diferentes de startups e entre eles existe a chamada startup unicórnio.

Saiba mais sobre ela e entenda o motivo de ser tão especial.

A startup unicórnio

Quando falamos em startup unicórnio estamos nos referindo a um tipo especial de startup, aquela que é avaliada em mais de 1 bilhão de dólares.

Então você pode se perguntar: se uma empresa já conta com recursos elevados, por que ela ainda pode ser chamada de startup?

A resposta é simples: porque essa empresa tem potencial para gerar resultados ainda mais expressivos e para tanto ela precisa de mais investimento, ou seja, a startup unicórnio, assim como outros tipos de startups, visualiza a possibilidade de impactar o mercado com seus produtos e serviços. 

Entretanto, por possuir objetivos mais ousados, seus parâmetros são muito mais elevados, o que justifica o uso do termo unicórnio, referente a “raridade” do ser mitológico.

Pense em uma grande ideia, que consegue mover um mercado local. Se houver a devida orientação, esse mercado local pode se transformar em global e assim gerar resultados significativamente maiores.

Como uma empresa se torna startup unicórnio

A mitologia tem tudo a ver com o perfil dessas empresas. Elas se tornam unicórnio porque fazem algo tão espetacular que só pode ser explicado em um contexto fora do normal. Uma startup unicórnio é aquela com a capacidade de transformar o mercado, por meio da inovação.

Nesse cenário estão companhias hoje extremamente conhecidas, como o Google e o Spotify. Ambas já foram unicórnio um dia e cresceram para se tornar as gigantes globais de hoje.

O fato é que ser uma empresa ainda iniciante e que recebe uma avaliação que supere a marca de 1 bilhão de dólares antes mesmo da abertura de capital é um feito considerável no mundo dos negócios. É algo tão fantástico quanto encontrar um unicórnio.

Exemplos de startups unicórnio

Existem empresas conhecidas que atingiram esse patamar. Entre elas estão algumas companhias brasileiras, inclusive. 

É o caso da 99, empresa que atua no segmento de aplicativo para transporte. A 99 recebeu em 2018 um investimento bilionário da empresa chinesa Didi Chuxing e possui larga margem para crescimento em função do sucesso que sua solução tem feito junto ao público. É algo que parece óbvio em razão de questões como a mobilidade urbana e o acesso à tecnologia.

Outra empresa que se enquadra nessa categoria é o Nubank, já bastante conhecida, hoje é avaliada em cerca de 4 bilhões de dólares. Inserida no processo de desbancarização, o que chama a atenção é o seu enorme potencial de crescimento apresentado. Isso acontece porque o sistema bancário nacional ainda é dominado por grandes instituições e no exterior ele já foi ocupado por fintechs com ação parecida como a do Nubank.

Destaque também para o iFood, no segmento da entrega de alimentos. Hoje o iFood vale mais de 1 bilhão de dólares e a tendência é que essa valorização não pare, em virtude da viabilidade do serviço tanto no cenário atual quanto no que diz respeito ao futuro. 

Líder no setor não somente no Brasil, mas em toda a América Latina, o diferencial do iFood é fazer algo simples, mas inviável até alguns anos atrás: conectar o cliente a uma imensa rede de restaurantes por meio da internet para que ele possa fazer seu pedido usando o computador ou o smartphone e receber em casa.

Enfim, o conceito de startup unicórnio remete a algo espetacular. Consequentemente, tudo o que diz respeito a esse universo acaba sendo grandioso. É por isso que os investimentos também precisam ser. 

Uma vez parceiro de uma empresa com esse perfil, o investidor passa a apoiar um projeto que, embora possa ser de risco, apresenta possibilidades incríveis de protagonismo no futuro.

Agora que você  sabe o que é e entende o potencial da startup unicórnio, aprenda também a precificar um negócio ainda em desenvolvimento. Confira quanto vale a sua startup.

CVM
O investimento em Startup envolve riscos financeiros com a possibilidade de perda total do capital investido. A Linka Invest não garante o retorno do investimento efetuado pelo Investidor. Investimentos em Startup devem compor apenas uma pequena parte de uma carteira diversificada de investimentos. Apenas invista em negócios publicados na plataforma Linka Invest se você possui conhecimento suficiente para entender esses riscos e para tomar suas próprias decisões de investimento. Os investimentos realizados através da plataforma Linka Invest não contam com garantia da própria plataforma, ou de qualquer mecanismo de seguro, ou ainda, do Fundo Garantidor de Crédito – FGC.
As Startups e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
A CVM não analisa previamente as ofertas.
As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da Startup.
Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.

© Linka Invest - Todos os direitos reservados. Website criado por Agência ILI. v2